HISTÓRICO DA FAZENDA MORRO DA MANDIOCA

1960
· Compra da propriedade rural por Olavo de Resende Barros, médico pediatra, natural de Oliveira e radicado em Belo Horizonte.
· O exótico nome Morro da Mandioca deve-se à presença dentro dos limites da fazenda do ponto culminante do município de Oliveira, que é muito conhecido e tem esta curiosa denominação.
· Construção das instalações para o gado leiteiro a ser adquirido.

Construção das instalações para o gado leiteiro a ser adquirido

· Compra de dezoito matrizes de destaque na região, que deram início ao rebanho da fazenda.
· Júlio de Resende Barros, irmão do Dr. Olavo, começa a auxiliá-lo na atividade rural, tornando-se "o dono" em sua ausência, quase sempre prolongada, pelo exercício da medicina. Este apoio do "Tio Júlio" durou vinte e um anos, inclusive cedendo pastagens para o gado solteiro nos primeiros anos, enquanto a fazenda era organizada. Poucas pessoas teriam sido disponíveis como ele foi!
1961
· Nascimento dos primeiros animais "crioulos" da fazenda.

Nascimento dos primeiros animais "crioulos" da fazenda.

· Compra do reprodutor holandês de nome REVOLTO, indicado pelo amigo, compadre e diretor do Parque da Gameleira na época, Dr. José Maria da Silva.
1962
· Nascimento das primeiras filhas de REVOLTO.
· A fazenda recebe o primeiro dos muitos presentes que tem tido o privilégio de ganhar, o bezerro gir DANÚBIO, oriundo do criatório do Sr. João Pinto de Miranda, de Candeias, MG.
· O recém-nascido Olavo de Resende Barros Júnior ganha em seu batizado, em 11 de novembro, a bezerra CONQUISTA, uma ¾, ofertada por seu padrinho Sílvio de Resende Barros.
1967
· Começam a nascer as primeiras crias do touro gir DANÚBIO, que estivera emprestado a parentes por um período.
1974
· Novamente com auxílio do médico veterinário Dr. José Maria da Silva é comprado no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, o tourinho da raça gir NÓRTICO, de criação de José Lúcio Resende, de Matosinhos, MG.

TOURINHO DA RAÇA GIR - NÓRTICO

1976
· A fazenda é gentilmente presenteada com um tourinho holandês, de nome CAXANGÁ, pelo Sr. Dermeval Chagas Almeida (Vavaque), da fazenda Rancho Fundo, em Oliveira, MG.
1981
· Chegam à fazenda dois novos reprodutores: CANADÁ, gir de criação de Antônio Furtado de Souza, de Candeias, MG e Bruno, holandês do destacado plantel de José Franklin, de São Francisco de Paula, MG.
1984
· Na Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais, em Belo Horizonte, é comprado o touro gir P.O. OCIDENTE, da tradicional criação da fazenda São Bento, de João Feliciano e Onofre Eustáquio Ribeiro. Este raçador viria a ser a base do plantel futuramente registrado na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Assoleite), em 1991.

OCIDENTE GIR P.O.

OCIDENTE GIR P.O.

1988
· Com o falecimento do Dr. Olavo de Resende Barros, o seu único filho, Olavo de Resende Barros Júnior, que já acompanhava todo o movimento da fazenda desde os dez anos de idade, assume o comando da propriedade.
1990
· Compra do tourinho holandês BIBELÔ, filho do grande JPR Hodierno, na fazenda Jardim, de propriedade da Cia. Batista e Scarpa Indústria e Comércio, em Itanhandu, MG, por orientação do primo Nélson Barros Furtado, conceituado criador de holandês e girolando, em Candeias, MG. Nélson e seu pai, o falecido Joaquim Furtado de Souza (Tio Quincas), já haviam nos presenteado com quatro novilhas, duas delas meio sangue, uma jaguanesa e outra moura, esta de nome Veneza, que se tornaria uma importante matriarca de parte do atual plantel da fazenda.
1991
· Filiação à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, à época ainda chamada de Assoleite, com o número 1445. Foram inicialmente registradas dezoito matrizes ¼ (rebanho de fundação) e algumas ¾ e ½ sangue.


LOTE DE NOVILHAS 1/4 INICIALMENTE CONTROLADAS

LOTE DE NOVILHAS 1/4 INICIALMENTE CONTROLADAS

 


· Início da utilização da técnica de inseminação artificial.

 

1992
· Nascimento dos primeiros produtos oriundos da técnica de inseminação artificial.
· Participação, pela primeira vez, em uma exposição agropecuária, a convite do Dr. Ivaldo Fernando Andrade Pereira, conceituado médico veterinário do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária); a novilha Crioula do Morro, ¾, obteve nosso primeiro troféu de campeã.
· Compra do tourinho P.O. Jardim Divino Gold Duster, também oriundo de Itanhandu, MG, para repasse. DIVINO viria a se tornar um dos cartões postais da fazenda, sendo premiado em todas as exposições das quais participou.

TOURO DIVINO HPB P.O.

TOURO DIVINO HPB P.O.

1993
· Tivemos a oportunidade de participar, pela primeira vez, de um leilão de gado leiteiro, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Oliveira, quando vendemos uma bela novilha ¾ de nome OLIVEIRA.
1996
· Fomos convidados a participar do primeiro Leilão Sonho, de nossos primos da família Barros Borges, em Carmo da Mata, MG.
· Participamos, com sucesso, de mais uma Exposição Agropecuária de Oliveira, MG, desta vez concorrendo com animais da raça girolando campeões estaduais e nacionais. O bom resultado no evento nos encorajou a analisar a possibilidade de participar de exposições fora de nosso município.

Janaúba do Morro, campeã vaca quatro anos e Esplanada Incline do Morro, melhor fêmea jovem - Exposição Oliveira 1996.

Janaúba do Morro, campeã vaca quatro anos e Esplanada Incline do Morro, melhor fêmea jovem - Exposição Oliveira 1996.

1997
· Tivemos a primeira participação na Exposição Estadual Agropecuária de Belo Horizonte.
· Morte da matriz Fortaleza, animal mais longevo da história da fazenda, tendo morrido aos 24 anos e 51 dias e tendo parido 17 vezes, a última aos 21 anos.

Fortaleza

FORTALEZA

1998
· Fomos a Uberaba participar da Exposição Nacional de Girolando e a vaca JANAÚBA conquistou o campeonato vaca adulta 5/8.

Janaúba do Morro - Campeã nacional vaca adulta em 1998, Uberaba, MG

JANAÚBA, Campeã nacional vaca adulta em 1998, Uberaba, MG

1999
· A fazenda Morro da Mandioca consegue classificar-se entre as dez melhores criadoras e expositoras de girolando 5/8 (grau oficial da raça) do Brasil, em Uberaba, MG.
· Começamos a participar, como rebanho coloborador, do teste de progênie de touros 5/8.
2000
· Participação em seis exposições agropecuárias: Betim, Pará de Minas, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Campo Belo e Oliveira.
· Convite para participar do Leilão Nata da Zona da Mata, organizado pelo Sr. Rubens Lobato de Lima, onde tivemos a felicidade de vender o animal de maior valor do tradicional remate.
· Voltamos a inseminar e fazer monta natural utilizando touros gir P.O. de origem indiana, principalmente do tradicional criatório de Onofre Eustáquio Ribeiro e João Feliciano Ribeiro, da fazenda São Bento de Paraopeba, MG, para repor as matrizes ¼, já que as antigas, embora ainda férteis, estão envelhecendo e precisamos aumentar o número de fêmeas deste grau de sangue para fazer o cruzamento com holandês e aumentar a produção de machos e fêmeas 5/8.
2001
· Convite para participar da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando como um dos representantes do estado de Minas Gerais.
· Premiação de melhor criador e expositor de girolando 5/8 na I Expominas Leite Pará de Minas, que substituiu a Exposição Estadual Agropecuária de Belo Horizonte, que não foi realizada neste ano.
· Conquista do título de 2º melhor criador da raça girolando na I Exposição Especializada de Girolando 5/8 do Brasil, realizada na cidade de Oliveira, MG.

2002 
· Morre a campeã nacional Janaúba, primeira fêmea 5/8 registrada na fazenda e vencedora de vários campeonatos.
· Obtivemos a premiação de melhor criador de girolando grau de sangue 5/8 durante a Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais, realizada no mês de junho, em Belo Horizonte.
· Auxiliamos na organização da II Exposição Especializada de Girolando 5/8, em Oliveira, MG, evento de grande sucesso e repercussão nacional, quando obtivemos a classificação de terceiro melhor criador-expositor.
2003 
.
Estamos participando, como rebanho colaborador, da tese de mestrado do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia intitulada "Associação de Marcadores Moleculares ligados ao Aumento da Produtividade Leiteira na Raça Girolando", que está sendo realizado com animais 5/8, grau oficial da raça, que tenham lactação fechada em controle leiteiro oficial.

· A fazenda Morro da Mandioca classifica-se em quarto lugar no primeiro ranking nacional de criadores-expositores do grau de sangue 5/8.
· Jéssica do Morro vence o I torneio leiteiro de girolando 5/8, na categoria novilha, realizado em Sete Lagoas, durante a I Milk Fest e III Exposição Especializada da Raça Girolando 5/8.
· Bailarina do Morro, ¾, recebe a premiação de reservada campeã nacional vaca longeva na Exposição Nacional da raça, em Uberaba.

BAILARINA DO MORRO

BAILARINA DO MORRO


· Dois touros da fazenda são pré-selecionados para participarem da quinta e da sexta baterias do teste de progênie da raça girolando: Ideal Cubby do Morro e Malibu Garwood do Morro, que foi o grande campeão da Exposição de Pará de Minas com apenas 13 meses de idade.


MALIBU GARWOOD DO MORRO

· O proprietário da fazenda Morro da Mandioca é convidado a participar do Conselho Consultivo da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
· Cruzília do Morro, animal de nossa criação, vendido ao criador Júlio N. Lopes Silveira, é a grande campeã na exposição de Pará de Minas.


CRUZÍLIA DO MORRO

2.004
. A vaca Sevilha Ocidente do Morro, ¼, aos 14 anos de idade, supera 6.900 kg de leite, marca expressiva para o seu grau de sangue, em regime alimentar II (pastagem mais suplementação com concentrado e volumoso no cocho).

SEVILHA OCIDENTE DO MORRO

· Na exposição ranqueada de Oliveira a fazenda Morro da Mandioca recebe as premiações de melhor criador, melhor expositor e melhor criador-expositor, além de fazer a grande campeã ¾, Bailarina do Morro e a grande campeã 5/8, Disparada do Morro.

Bailarina e Disparada grandes campeãs em Oliveira 2004

· Na Exposição Estadual de Belo Horizonte obtivemos a honrosa premiação de melhor criador geral da raça girolando, com destaques para a reservada grande campeã ¾, Bailarina do Morro, que repetiu a premiação de 2.000 e para as filhas de Sevilha Ocidente do Morro, Harmala Hartley, Lenda Gamarra e Nata Jurist, que obtiveram a premiação de melhor conjunto progênie de mãe. Sevilha repetiu o feito da exposição estadual de 2002, da II Exposição Especializada de Girolando e das exposições de Oliveira de 2003 e 2004.

· A fazenda Morro da Mandioca classifica-se em terceiro lugar no ranking nacional de girolando 2003/2004 como criadora e criadora-expositora (=expositora de crias) e coloca-se em quarto lugar no ranking de expositores, na principal premiação da história da propriedade.

 

2.007
Na exposição de Oliveira, o amigo Afonso Celso de Resende da fazenda do Segredo de Ritápolis, MG,  acompanhado da esposa Silvana e das filhas Ester e Sara, recebe a premiação da grande campeã da raça  Música do Morro, que foi adquirida da fazenda Morro da Mandioca ainda bezerra, no início de 2.004.